30 outubro 2013

Serra Pelada


Sinopse: Uma jornada ao maior garimpo a céu aberto da Idade Contemporânea. Os amigos Juliano e Joaquim deixam o Rio de Janeiro em busca do sonho do ouro. O ano é 1978. Os dois chegam a Floresta Amazônica como tantos outros milhares de homens chegaram. Repletos de sonhos e ilusões. Mas a vida no garimpo muda tudo. A obsessão pela riqueza e pelo poder os destrói. Juliano se torna um gangster. Joaquim deixa todos os seus valores para trás. Uma história sobre a febre do ouro, sobre ganância e violência. Sobre uma grande amizade e seu fim.


Semana passada fui assistir o filme Serra Pelada, super recomendo, na minha opinião sensacional. Primeiro por que é um evento real, Serra Pelada realmente existiu na década de 80 e usar este evento real e criar uma ficção onde conta a jornada de dois amigos resumiu em filme show de bola. Os atores deram um show de interpretação, que fez o filme me prender do começo ao fim. Juliano Cazarré como Juliano foi forte, um cara marrento, determinado e cheio de ambição, Júlio Andrade como Joaquim um cara cheio de esperança indo a Serra Pelada em busca de uma vida melhor para sua esposa e filha que está para nascer, me fez pensar como somos tolos perante a vida, esquecemos que tudo tem ônus e bônus, até que ponto você deixa para traz seus amores para buscar algo que nem sabe se vai encontrar e o que vai encontrar. Esses dois amigos se juntaram em uma jornada de alegrias e tristezas.


Já a participação de Wagner Moura como Lindo Rico foi sensacional, que ator! Uma participação pequena que fez toda a diferença no lado irônico e emocionante do filme, já era fã, fiquei mais ainda. 


Sophie Charlotte como Tereza me surpreendeu, acostumada assisti-la nas novelas como a mocinha, a menina meiga é um mulherão nas telas e uma sensacional atriz. Fez Tereza uma mulher sofrida e forte em uma terra de ninguém. Agora Matheus Nachtergaele como Carvalho que baixinho grande, grande ator. 


O filme também mostra um pouco como era o governo na época e claro que eles não iriam ficar de fora na era do ouro no Brasil, o governo com certeza abocanhou grande parte da fortuna que lá foi encontrada e com a desculpa que colocou ordem no local. O filme mostra que corrupção, tráfico, tragedia, policita, humanidade (se é que pode-se dizer que naquele lugar teve humanidade) um local de sofrimento, doença (muitos morreram com a malária), em 1980 eu tinha apenas 4 anos me surpreendi como era nosso país naquela época e com Serra Pelada, que já havia escutado, mas nunca me aprofundado, foi um local tão marcante na nossa história. Bom é isso pessoal super indico, vá ao cinema ou compre o filme, resumo em uma palavra sensacional.

Beijinhos!
Si Schurhaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário